quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Realismo / Naturalismo no Brasil (Machado de Assis)

Autor
 
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908)

Nasceu e morreu no Rio de Janeiro. De origem humilde, consta que frequentou apenas a escola primária. Foi tipógrafo, revisor, redator e colaborador de diversos jornais. Sua produção intelectual, iniciada com a crônica e o teatro, foi-se intensificando até atingir o ponto culminante com os romances da segunda fase (ver a seguir, em "Obra"), que o consagraram como um dos maiores escritores da língua portuguesa.

Em 1869 casou-se com a portuguesa Carolina Xavier de Novais, mulher muito culta, que influenciaria bastante sua carreira literária. Fundou, juntamente com outros escritores, a Academia Brasileira de Letras, da qual seria eleito presidente no ano seguinte.

O enterro de Machado levou multidões às ruas, prova da fama e respeito que impunha como brilhante intelectual.

 
Obra

Prosa
Contos: Contos fluminenses (1870); Histórias da meia-noite (1873); Papéis avulsos (1882); Histórias sem data (1884); Relíquias da casa velha (1906).

Romance: conforme a crítica já consagrou, distinguem-se duas fases na carreira de romancista de Machado. A primeira fase compreende os romances com características ainda românticas: Ressurreição (1872); A mão e a luva (1874); Helena (1876); laiá Garcia (1878). Na segunda fase, a dos romances realistas, inserem-se: Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1891); Dom Casmurro (1899); Esaú e Jacó (1904); Memorial de Aires (1908).

Poesia: Crisálidas (1864); Falenas (1870); Americanas 1875); Poesias completas (1901).

 
Como classificar a obra de Machado de Assis?

É muito difícil enquadrar rigidamente a obra dos grandes escritores. Essa dificuldade ocorre com a classificação da obra de Machado.

Alguns elementos típicos do Realismo/Naturalismo podem ser encontrados nos textos de Machado, tais como a vitória do mais forte sobre o mais fraco, o condicionamento do homem ao meio social, a objetividade do narrador.

No entanto, se o Realismo/Naturalismo supõe um ser humano unidimensional, de moral padronizada, em Machado surge o ser múltiplo, contraditório, dividido consigo mesmo, feito de impulsos que podem ser incoerentes entre si. Por isso, em vez de conceitos absolutos, o escritor nos apresenta um mundo onde quase tudo é relativo.

Exercícios

Dom Casmurro, um dos mais conhecidos romances de Machado de Assis, tem como assunto a história de Bentinho e Capitu. Depois de um namoro iniciado na infância e de um casamento apaixonado, eles acabam se separando, pois Bentinho suspeita de que Capitu o traíra com Escobar, o melhor amigo do casal. Ezequiel, o filho, seria fruto dessa traição. O capítulo que vamos ler (CXXIII) mostra a reação de Capitu no velório de Escobar, que morrera afogado. Trata-se de um momento crucial da narrativa, uma vez que as atitudes de Capitu reforçam as desconfianças de Bentinho, o narrador.

 
Olhos de ressaca
 
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
 
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
 
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro. 26. ed. São Paulo, Ática, 1992. p. 160-1. (Série Bom Livro).

Margens do texto

1. O que predomina no texto: narração de fatos ou reflexão? Que reações o narrador analisa? O que Bentinho insinua a respeito de Capitu?
 
2. Que diferença única o narrador observa entre a reação da viúva e a de Capitu? O que esse fato sugere ao narrador?
 
3. O emprego das formas verbais destacadas abaixo tem consequências para a análise do comportamento de Capitu. Explique.
 
a. "...parecia vencer-se a si mesma"
 
b. "... mas o cadáver parece que a retinha".
 
Fonte: FARACO, Carlos Emílio et MOURA, Francisco Marto. Português. São Paulo: Ática, 2002. p. 247-8. (Série Novo Ensino Médio).

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