Autor
Joaquim Maria
Machado de Assis (1839-1908)
Nasceu e morreu no Rio de Janeiro. De origem humilde, consta que frequentou apenas a escola primária. Foi tipógrafo, revisor, redator e colaborador de diversos jornais. Sua produção intelectual, iniciada com a crônica e o teatro, foi-se intensificando até atingir o ponto culminante com os romances da segunda fase (ver a seguir, em "Obra"), que o consagraram como um dos maiores escritores da língua portuguesa.
Em 1869 casou-se com a portuguesa Carolina Xavier de Novais, mulher muito culta, que influenciaria bastante sua carreira literária. Fundou, juntamente com outros escritores, a Academia Brasileira de Letras, da qual seria eleito presidente no ano seguinte.
O enterro de Machado levou multidões às ruas, prova da fama e respeito que impunha como brilhante intelectual.
Obra
Prosa
Contos: Contos fluminenses (1870); Histórias da meia-noite (1873); Papéis avulsos (1882); Histórias sem data (1884); Relíquias da casa velha (1906).
Romance: conforme a crítica já consagrou, distinguem-se duas fases na carreira de romancista de Machado. A primeira fase compreende os romances com características ainda românticas: Ressurreição (1872); A mão e a luva (1874); Helena (1876); laiá Garcia (1878). Na segunda fase, a dos romances realistas, inserem-se: Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1891); Dom Casmurro (1899); Esaú e Jacó (1904); Memorial de Aires (1908).
Poesia: Crisálidas (1864); Falenas (1870); Americanas 1875); Poesias completas (1901).
Como
classificar a obra de Machado de Assis?
É muito difícil enquadrar rigidamente a obra dos grandes escritores. Essa dificuldade ocorre com a classificação da obra de Machado.
Alguns elementos típicos do Realismo/Naturalismo podem ser encontrados nos textos de Machado, tais como a vitória do mais forte sobre o mais fraco, o condicionamento do homem ao meio social, a objetividade do narrador.
No entanto, se o Realismo/Naturalismo supõe um ser humano unidimensional, de moral padronizada, em Machado surge o ser múltiplo, contraditório, dividido consigo mesmo, feito de impulsos que podem ser incoerentes entre si. Por isso, em vez de conceitos absolutos, o escritor nos apresenta um mundo onde quase tudo é relativo.
Exercícios
Dom Casmurro, um dos mais conhecidos romances de Machado de Assis, tem como assunto
a história de Bentinho e Capitu. Depois de um namoro iniciado na infância e de
um casamento apaixonado, eles acabam se separando, pois Bentinho suspeita de
que Capitu o traíra com Escobar, o melhor amigo do casal. Ezequiel, o filho,
seria fruto dessa traição. O capítulo que vamos ler (CXXIII) mostra a reação de
Capitu no velório de Escobar, que morrera afogado. Trata-se de um momento
crucial da narrativa, uma vez que as atitudes de Capitu reforçam as
desconfianças de Bentinho, o narrador.
Olhos
de ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida.
Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens
choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia
vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era
geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão
apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e
caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as
dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a
furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga,
e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que
os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem
palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da
manhã.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro.
26. ed. São Paulo, Ática, 1992. p. 160-1. (Série Bom Livro).
Margens do texto
1. O que predomina no texto: narração de fatos ou
reflexão? Que reações o narrador analisa? O que Bentinho insinua a respeito de
Capitu?
2. Que diferença única o narrador observa entre a
reação da viúva e a de Capitu? O que
esse fato sugere ao narrador?
3. O emprego das formas verbais destacadas abaixo
tem consequências para a análise do comportamento de Capitu. Explique.
a. "...parecia vencer-se a si
mesma"
b. "... mas o cadáver parece
que a retinha".
Fonte: FARACO, Carlos Emílio et MOURA, Francisco Marto.
Português. São Paulo: Ática, 2002. p. 247-8. (Série Novo Ensino Médio).
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